Cardápio Para Cafés e Lanchonetes em A.I.

Este tutorial conta com o apoio do portal Vecteezy.com, um portal cheio de vetores gratuitos e premiuns para você usar, tem muitas coisa bacana lá, e seus Designer desenvolveram os ícones e ornamentos exclusivamente para este tutorial.

Clique na imagem abaixo para baixar os materiais exclusivos que iremos utilizar neste tutorial.

Vamos começar?

1 – Comece criando um arquivo novo, a partir de um preset de impressão, tamanho da folha A4 no formato retrato, verifique se as cores estão em modo CMYK e as configuração de rasterização estão em 300ppi e clique em criar.

2 – Crie uma linha reta vertical (não importa a cor da linha), selecione a linha e na janela de alinhar/align configure para o Align to Artboard / Alinhas à Prancheta, então clique no botão para alinhar no centro vertical e no centro horizontal.

3 – Na janela de Pranchetas / Artboards, clique no botão de opções da Janela e escolha Duplicar Pranchetas / Duplicate Arboards.

4 – Agora selecione as linhas de ambas as pranchetas e então clique com o botão direito e escolha Criar Guias / Make Guides. Isso fará nossas linhas se tornarem linhas-guias, ou seja servirão de referência na arte, mas não sairão na exportação ou impressão. Aproveite Para renomear as pranchetas para facilitar o trabalho.

5 – Defina uma cor principal, e na janela do Guia de Cores / Color Guide, escolha a regra de harmonia que melhor lhe servir, eu utilizei a cor vermelha e a regra de Alto Contraste 3.

6 – Caso queira utilizar as mesmas cores que este tutorial, aqui estão a lista de cores que utilizei, algumas delas foram fornecidas pelo Guia de Cores e outras eu escolhi, mas sempre respeitando a harmonia de cores.
Assim como no exemplo, faça vários quadrados e aplique as cores que serão usadas na arte.

7 – Selecione todos os quadrados com as cores e então na janela de Amostras/Swatches clique no ícone da pastinha, coloque um nome para o grupo e marque as ultimas opções. E ai você terá as cores que vai utilizar já separadas para um fácil acesso.

8 – Faça um retângulo do tamanho de metade da Folha, Incluindo a sangria e aplique um gradiente radial usando os 2 tons mais escuros de vermelho. Depois duplique e coloque na outra metade da página.

9 – Agora selecione a ferramenta de Grade Retangular / Retangular Grid, dê um clique rápido com ela dentro da arte e configure ela com 60 x 60 milímetros e 3 divisores verticais e horizontais.
(OBS.: Faça isso fora da área das pranchetas, vai ser mais fácil trabalhar com os objetos.)

10 – Abra os arquivos da ícones do Coffee Shop que foram gentilmente cedidos pelo Vecteezy e copie eles para o seu arquivo.

11 – Escolha 12 ícones e coloque cada um no centro de um dos quadrados da grade retangular que fizemos. E coloque um tom de vermelho um pouco mais claro do que aqueles utilizados no gradiente anteriormente.

12 – Selecione a grade com os ícone e então vá no menu OBJETO – PADRÃO – CRIAR / OBJECT – PATTERN – MAKE. Então na janela de configuração do padrão, arredonde os valores de largura e altura para 60 x 60 mm pois normalmente eles ficam com valores quebrados. Delete a grade retangular e então clique em DONE / CONCLUIDO. Não se assuste quando a janela fechar e tudo voltar como era antes. 😛

13 – Nosso padrão foi adicionado à nossa janela de Amostras/Swatches. Agora faça um retângulo do tamanho da página e aplique o padrão como cor de preenchimento. Caso não tenha gostado da cor, basta clicar 2 vezes no padrão dentro da janela de Amostras para editar ele novamente.

14 – Agora faça um retângulo 60 x 60 mm, usando a ferramenta de seleção direta (Seta Branca) selecione um dos pontos do canto do quadrado e delete. Após deletar, pressione CTRL J para o illustrator fechar isso em um triângulo. Deixe ele reservado no canto da página para usarmos depois.

15 – Agora faça 4 quadrados de 4 x 4 mm, posicione eles como uma janela, sendo que numa diagonal coloque o tom de vermelho base e branco e na outra diagonal, o tom de vermelho claro. Tenha certeza de todos eles estarem bem encostados e alinhados. Selecione eles e arraste para dentro da janela de Amostras / Swatches.

16 – Posicione os triângulos nos cantos da arte e no centro conforme a imagem abaixo. Depois com os triângulos selecionado, vá no menu OBJETO – TRANFORMAR – GIRAR / OBJECT – TRANSFORME – ROTATE, desligue a opção de Transformar Objetos / Transform Objects e coloque 45 graus. E clique em OK.

17 – Selecione o triângulo de cima e vá no menu Efeito – Estilizar – Sombra Projetada / Effect – Stylize – Drop Shadow e coloque os valores 75% de opacidade, X=0, Y=1 e Desfoque/Blur = 1,76

Repita com os triângulo de baixo, apenas alterando Y para -1.

18 – Faça um retângulo de 133 x 194 mm e utilize o cinza 95% da nossa paleta de cores. E aplique o efeito de Sombra Projetada.

19 – Agora abra os Curly Dividers fornecidos pela Vecteezy. Copie e cole para o arquivo do seu cardápio aqueles que você achar mais interessantes

20 – Escolha um dos Curly Dividers, coloque ele na cor preta (as vezes eles podem parecer pretos, mas não são, precisamos dele no preto 100%) e arraste para dentro da janela de Pinceis / Brushes e escolha Pattern Brush / Pincel de Padrão e clique em OK.

21 – Altere a escala do pincel para 60%, e nos cantos selecione a opção de Auto-Centered ou aquela que você achar mais interessante, e não esqueça de alterar o método de colorização para TINTS / TONS e clique em OK.

22 – Novamente desenhe um Quadrado de de cerca de 60 x 60 mm e posicione no canto do retângulo escuro.

23 – Agora com o quadrado selecionado, clique no pincel de padrão que criamos e coloque a cor amarela no traçado.

24 – Semelhante ao que fizemos antes, usando a ferramenta de seleção direta, selecione o ponto da direita de baixo do quadrado e delete, remova a cor de preenchimento, deixando apenas a cor do contorno.

25 – Distribua os retângulos e as bordas conforme a imagem abaixo.

26 – Para facilitar colocar os elementos de texto, logos e outros ornamentos, vamos trabalhar com mais uma camada, na janela de camadas/layers renomeie a camada para FUNDO e clique para adicionar uma nova camada, e renomeie esta camada nova para Layout. Também clique no quadrado vazio ao lado do olho da camada do Fundo para bloquear a camada.

27 – Agora usando a ferramenta de texto, arraste como se fosse desenhar um quadrado para criar uma caixa de texto de parágrafo. Escreva o nome do produto, pressione TAB e depois digite o valor (não se preocupe se o esáco entre eles ficar curto, longo ou até mesmo não fizer diferença), Em baixo coloque uma descrição do produto em fonte menor.

Depois selecione com a ferramenta de texto, toda a linha com o Nome do Produto e o Preço e então vá no menu JANELA – TIPO – TABULAÇÃO / WINDOW – TYPE – TABS ou pressione CTRL ALT T
Ainda com o texto do Produto selecionado, na guia de tab selecione a seta que tem o início apontando para esquerda. Clique sobre a parte branca da régua para posicionar o marcador, se o valor se deslocar para junto do marcador, deu certo. Ainda com esse marcador selecionado, vá em Leader/ Guia e coloque 1 ponto e pressione ENTER. Assim teremos o pontilhado.

Selecione o texto todo e cole algumas vezes dentro desta mesma caixa de texto, para termos um modelo mais bonito.
Curiosidade, para definir o tamanho das fontes eu usei a Seqüência Fibonacci

28 – Complemente a sua arte com alguns dos ícones e com os títulos das seções do cardápio, e enfeite com alguns dos arabescos.

29 – Escolha uma Fonte que goste e complemente com arabescos para criar um logo para o nosso CoffeeShop, ou utilize o logo do seu cliente.

30 – Complemente o verso do cardápio com o logo, o restante dos produtos e dados de contato do coffeeshop.

Fonte: https://juniorrocha.com.br/2017/10/cardapio-para-coffee-shop-no-adobe-illustrator/3/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of